Até há alguns anos, R$ 50 mil era um valor mais que suficiente para comprar um bom carro novinho em folha, mas isso ficou lá no passado. Como dito, o valor dos automóveis 0 km está extremamente elevado, e os consumidores não gostam nada disso.
Mas calma lá, existem diversos motivos que incidem sobre esse alto valor dos carros, e entender alguns deles pode ser esclarecedor. Partindo do início, é perceptível para todo mundo que o real brasileiro perdeu significativamente a valorização quando comparado ao dólar.
Aí já é possível ver um grande problema. Por que? Bem, basicamente, algumas peças necessárias para a produção de determinados veículos precisam ser importadas. Logo, se o real tá valendo menos e o dólar tá valendo mais, as peças ficam mais caras.
Tem mais! Em 2020 também rolou um problemão. Diversas fábricas passaram por uma paralisação, e logo em seguida, a situação ficou ainda pior.
Isto é, a inflação vigente no mercado nacional também é um fator chave para esse aumento. Essa alta se intensificou lá durante o ano de 2021, em decorrência do pico da pandemia, e até agora, tá sendo bem difícil controlar.
Vale a pena comprar um modelo 0 km em 2023?
Essa resposta é bastante complicada. Há pouco tempo, o Governo Federal tentou proporcionar um alívio para o bolso dos cidadãos brasileiros com novas políticas de descontos no valor dos automóveis 0 km, mas isso também já chegou ao fim.
Quem queria comprar um carro popular conseguiu um valor bem interessante, quando comparado aos preços atuais. Porém, com os valores nas alturas de novo, antes de optar pela compra de um veículo 0 km, é importante refletir bastante sobre:
- você tem uma boa quantia reservada para isso?
- somente um carro 0 km pode te atender?
- quais são as projeções de valorização ou desvalorização do mercado para os próximos anos sobre o modelo?
Agora, tem um tempo que os veículos seminovos também estavam em alta. Por outro lado, um novo estudo realizado pela MegaDealer e a Auto Avaliar apontou uma pequena queda recente. Em números, o ticket médio passou de R$ 78.767 em setembro para R$ 78.599 em outubro.
Estando sempre por dentro das variações, os seminovos podem ser uma boa opção.
Alguns modelos 0 km por menos de R$ 80 mil
Para quem ainda quer dar uma chance para um carro 0 km, assim como pontuado, ainda existem alguns modelos custando menos de R$ 80 mil. Eles podem ser opções interessantes para quem está em busca de opções mais acessíveis.
São eles:
O Mobi é o carro mais barato do Brasil atualmente. As versões Like e Trekking custam entre R$ 63 mil e R$ 74 mil. A versão mais simples tem um motor 1.0 Fire com até 74 cv de potência. Algumas características interessantes:
- câmbio manual de cinco marchas
- faz de 0 a 100 km/h em 16,6 segundos
Aproveite e dê uma olhada na ficha técnica do modelo.
Custando entre R$ 67 mil e R$ 73 mil, o hatch tem uma versão de entrada que também é uma opção dos modelos mais acessíveis da atualidade. Ele conta com características como:
- motor 1.0 Firefly
- potência de 75 cv
- câmbio manual com cinco marchas
- vai de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos
O Kwid também tem duas versões disponíveis no momento, a Zen, de entrada, e a Outsider. Elas podem ser encontradas por valores entre R$ 70 mil e R$ 77 mil. Ambas as versões têm algumas características similares, como:
- motor 1.0 flex
- 71 cv de potência
- 0 a 100 km/h em 13,2 segundos
- câmbio manual de cinco marchas
Com características bastante parecidas com as dos modelos anteriores, o Peugeot 208 pode ser encontrado por valores entre R$ 75 mil e R$ 90 mil. O primeiro preço faz parte de um valor promocional, porque ele costuma estar acima dos R$ 80 mil.
Os detalhes incluem:
- motor 1.0 Firefly
- 75 cv de potência
- 0 a 100 km/h entre 9 e 13 segundos
- câmbio manual de cinco marchas
E aí, algum deles vale a pena para você?
Fonte: Garagem 360