A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) interditou uma área às margens da Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225), entre Jaú e Brotas (SP), que era utilizada pela Prefeitura de Jaú para o transbordo do lixo domiciliar coletado no município. A interdição ocorreu nesta segunda-feira (24) após constatações de diversas irregularidades no local.

De acordo com a Cetesb, após várias vistorias, foi identificado um grande volume de resíduos sólidos urbanos dispostos diretamente sobre o solo, sem qualquer tipo de isolamento físico ou infraestrutura adequada para uma estação de transbordo.

A situação levou ao aparecimento de urubus, moscas e catadores na área, o que agravou os riscos ambientais e sanitários. Em razão dessas condições, o local foi multado diariamente pela própria Cetesb até a sua interdição.

A prefeitura de Jaú está em processo de licenciamento de um novo terreno que poderá ser utilizado para o transbordo do lixo, mas apenas após a obtenção das licenças ambientais necessárias. Até que isso aconteça, o município terá que encaminhar os resíduos coletados diretamente para um aterro particular na região.

Em nota, a Prefeitura de Jaú informou que recebeu a notificação da interdição e que já está adotando as medidas necessárias para evitar prejuízos à população.